Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BEIRUTANDO

  Beirut. Não a capital do Líbano nem o sanduíche feito de pão sírio, mas sim a banda que mistura folk com música balcânica (do leste europeu. A banda é uma uma mini-orquestra comandada por Zach Condon, um jovem estadunidense. O Zach não podia tocar guitarra por um tempo, então ele viu como alternativa o ukele, um micro- cavaco havaiano que tem um sonzinho bonitinho.
  Mas é muito interessante a mistura que eles fazem. Eu já tinha botado aqui uma  música deles só pra citar, mas agora eu quero aprofundar mais. A música é muito melódica, com arranjos bonitos de se ver e trocentos instrumentos. Chega a ser sublime. Primeira vez que eu ouvi Beirut foi no seriado Capitu, que a música Elephant Gun era a música tema do casal Bentinho e Capitu. Depois, li sobre a banda no jornal e daí pesquisei um pouco. Baixei a música e desde então é uma das minhas preferidas.
  E pelo que vejo não sou a única simpatizante desta banda. Fui ver no Youtube algum vídeo mostrando como se toca uma música deles, e achei trocentos mil vídeo de cover. Bah, são tão bons quanto o próprio Beirut.
 
 

  Estava tentando tocar essa música. Bem, só tentando mesmo. Tem vários covers dessa música, mas o melhor são duas garotas que tocam com violão e ukelele e fazem os barulhos de instrumentos de sopro com a boca. Tem que ver.
  E o Beirut fez, em um período, uma série de vídeos com a banda tocando na rua, fazendo intervenções no cotidiano. Isso é uma característica da música balcânica. A música balcânica vem lá do Leste Europeu. De lá vem a cultura cigana. Essa cultura entra fortemente na música, pois eles usam vários instrumentos e podem fazer músicas tanto alegre quanto músicas melancólicas. Bem, eu vou deixar por aqui. Bom proveito dos vídeos abaixo:
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário