Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de junho de 2011

To Sir with love

 

   "And as I leave
        I know that I am leaving my best friend
           A friend who taught me right from wrong
              and weak from strong
                  that's a lot to learn "
   ("E enquanto eu os deixo, saberei que estou deixando meu melhor amigo.Um amigo que me ensinou o certo do errado, o fraco do forte. É bastante para aprender") 
                              Trecho da música To Sir With Love
  
   Eu vejo muitos filmes. Olho exaustivamente a Sessão da Tarde e sou simpatizante de filmes e seriados que dão de madrugada. E tinha uma época que a minha família alugava trocentos dvd's. Hoje em dia, não mantenho esse hábito. Bem, por isso eu estou nos últimos dias querendo partilhar a minha cultura (seja inútil ou importante) sobre muitas coisas. E neste post quero falar sobre um filme que eu gosto muito, o Ao mestre com carinho.
   O filme conta a história de um engenheiro desempregado. E então ele consegue uma vaga de professor em uma escola pública de Londres. Só que a turma que ele vai dá aula são um bando de delinquentes juvenis, vagabundos e semelhantes. É tipo o terceirão que toca o horror na escola.
   Os professores anteriores se demitiram devido ao jeitinho querido dos alunos. E eles fazem de tudo para que o professor sair e não incomodar eles. Mas o tiozinho (o nome dele é Mark, os alunos depois o chama de Sr. M) percebe que não é bem assim que a banda toca, se indigna e decide ensinar, mas com outros contextos. E aí se estabelece aos poucos uma relação de amizade tanto por parte dos jovens que vão cedendo quanto por parte do Sr. M. Ele fala sobre o como vai ser depois que eles se formarem, ensina a turma a fazer salada para quando tiverem que se virar sozinhos na vida, leva-os a um passeio no museu histórico, conversa, aconselha, fazendo destes alunos pessoas prontas para o mundo adulto, dignas e justas (e livres de preconceito, já que o professor é negro e depois eles vão no enterro da mãe de um colega negro).
   No final do filme, o professor recebe uma proposta pra trabalhar em seu ramo original, a engenharia. Então fica um dilema: construir para as pessoas ou construir pessoas para o futuro, para a vida ?
   Quando eu lembro desse filme ou ouço a canção-tema, eu me lembro dos meus professores. Minha turma é uma das mais bagunceiras que tem, batemos recordes em notas abaixo da média, mas dá pra perceber o esforço que os professores fazem para nós entendermos o conceito de estudo ou que durante o colégio é a melhor fase porque depois a vida adulta vai chegar e temos que estar preparados.
  Esses dias, minha professora de química fez um discurso revoltado. Revoltado por causa de alunos que não querem nada com nada e depois querem as notinhas no final do ano. Ela vai se aposentar. E ela deixou uma pergunta no ar: "que pessoas eu estou formando?' .
 É que nem meu professor de português disse: nós temos que amar mais os professores. Porque eles são nossos guias para construirmos nosso valores, nossos ideais e nossa ética e moral.
 Bem, veja o filme "Ao mestre com carinho" se você gosta de histórias que envolvam o âmbito escolar, se você gosta de um filme com um pouco de drama ou se você gosta dos anos 60.
 Créditos também ao ator que fez o professor, o Sidney Poitier. Depois, fui pesquisar sobre o cara e descobri que ele foi o primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator. Cara legal.
 E deixo um vídeo da música cantado pelo pessoal do Glee. Eu choro às vezes quando ouço essa música. Sério mesmo.
 
  O professor luta pelo nossa realização não só profissional, mas como pessoa. Lembre-se disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário