Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Vivendo do Ócio ( não é a banda)

  Olá, pessoal sangue-bom (serão todos sangue-bons?). Olha, seguinte : eu tô há uns dois dias tentando escrever um post decente, mas não tá dando. E sabem por quê ? Porque eu estou com ...
  BLOQUEIO CRIATIVO TCHANTCHANTCHANNNNN !
  Tentei até desenhar,mas meu desenho ficou xexelento. Então,para combater essa abstinência de criatividade, nada melhor do que falar dela e do fenômeno chamado ÓCIO CRIATIVO. Então, vamos lá.
  O que leva a ocorrer um bloqueio criativo ? Se a pessoa deixa por um tempo de fazer aquilo que exige sua criatividade, quando vai voltar a realizar sua atividade, perde um pouco da prática. E isso é frustrante.
  A questão é : distração tira o foco (nem precisava ter escrito isso). Vivemos em uma época em que há informação por todos os cantos (tv, internet, música, rádio, ...), sendo um tanto dificultoso às vezes concentrar sua energia e seu tempo em algo útil.
  E o que o indivíduo faz em uma hora dessas ?
  a) Pede ajuda para os universitários
  b) Manda este texto para aquele lugar ( esse mesmo) e continua jogando Counter-Strike na net.
  c) Tenta meditar, se encontrar com seu eu interior e fazer uma viagem transcendental muito da loca,mano
  d) Vai estimular essa mente e deixa de marasmo, rapá!

  Bem, eu tentei meditar à la Jaque. Resumindo: fiquei deitada no chão, com os braços e as pernas abertas, olhei pra janela da sala e depois fechei meus olhos. Mas não adiantou muito, já que não tinha desligado a televisão (garota burra essa neguinha), não havendo droga de concentrção ou qualquer tipo de viagem transcendental. Quem sabe na próxima ....
  Não sou só eu e a torcida do Flamengo (ditado popular devido a torcida ser a maior do Brasil) que sofre desse mal que não deixa a massa cinzenta processar informações trizinhas úteis. Ou você acha que Leonardo Da Vinci não ficava atirado em um campo só tomando vinho ? Ou que Picasso talvez nem soubesse o que fazer com um pote de tinta depois de tanto tempo sem uso ? E O EINSTEIN, HEIN ? Deve ter ficado recolhido em casa admirando a paisagem e ouvindo um radiozinho básico depois de ter criado a Teoria da Relatividade ?
   "Que decepção  ..." , diria um grande filósofo que aparece em época de páscoa. Mas essee marasmo, essa inutilidade do momento do bloqueio criativo pode ser revertido. Isso ae, fio. Vira o placar nos 45 do segundo tempo, daí o BLOQUEIO CRIATIVO vira ÓCIO CRIATIVO.
   Sabe todas essas informações que eu falei que vem disparando de tudo quanto é canto ? Organiza direitinho toda a parafernália em transforma em combustível para a criatividade. Pois o próprio nome já diz :
    ÓCIO = NADA, FICAR DE BOBEIRA, PRATICAR O NADISMO, FICAR ATIRADO EM UMA CAMA KING SIZE OLHANDO PRO TETO OU DORMINDO ( se bem que olhar pro teto e dormir são coisas a fazer, então não totalmente ficar sem fazer nada, mas enfim...)
    CRIATIVO = COMO JÁ DIZ, VEM DE CRIATIVIDADE. PRODUZIR ALGO INTERESSANTE.
    ÓCIO + CRIATIVO = VAGABUNDO QUE TÁ PRODUZINDO E ESBANJANDO COISA ÚTIL.
  
     Eu sou um ótimo exemplo de ociosa criativa, pois acabei de transformar meu bloqueio criativo em ócio criativo (detalhe que neste exato momento são 2h da matina em ponto e eu estou escrevendo muito empolgada enquanto todas dormem na casa, sendo que daqui a 5 horas eu vou ter que acordar para assistir aula). Ufa, por um momento pensei que estava perdida, que meus dedos poderiam apodrecer e não poderia mais escrever e nem desenhar. Dramatizei afu, mas deixa assim ...
     Gente desenhando em guardanapo de restaurante, poemas feitos no meio da aula de química, fazer uma obra de arte com comida (e olha que uma vez eu vi o continente da África no meio do purê de batata...), cozinhar uma omelete com um ingrediente novo ... Enfim, são estalos instantâneos que nosso subconsciente nos dá, ou seja, nossa intuição entrando em ação e interferindo em nosso marasmo quase virando rotineiro.
    Quem nunca ficou assim que atire a primeira pedra ou então se manda daqui (TÁ ESPERANDO O QUÊ?). Mas ainto muito dizer que isso não está sob o controle de ninguém e que pode vir quando menos você menos esperar. É um mal que assola a humanidade desde o tempo das cavernas, quando os homens da cavernas ficavam entediados em dias de chuva e tiveram o estalo de desenhar diferentes figuras na parede das cavernas.
   Bem, acho que era isso. Se você está com bloqueio criativo, não entre em pânico ( ou entre, porque é sinal de você não está tão bonzão como antes). Se você é um ocioso criativo, parabéns ! Você passou para o final do curso de reabilitação da criatividade e estamos muito orgulhosos do seu esforço (sinal de que você é brasileiro e não desiste nunca aeeee ....). Se você leu todo esse post, também tá de parabéns. Sinal de que gostou ou de que foi persistente pra ver aonde essa palhaçada sem tamanho ia chegar.
 
     "O presente impõe formas. Sair dessa esfera e produzir outras formas constitui a criatividade"
        Hugo Hofmannsthal

    E VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário